quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

O Seu Produto é Você

O Seu Produto é Você

Uma vez identificado o seu "Ponto P", sua Paixão, aquilo que de fato lhe motiva lá no fundo, você deve agora criar o seu Produto. Mas antes de começar a listar os produtos ou serviços que pretende oferecer, pense no componente mais importante da sua carreira: os seus clientes.

Não adianta pensar em produtos sem entender com clareza quais os clientes que você deseja servir. Você pode ter o melhor produto do mundo mas se não estiver sintonizado com seus clientes, esse produto passará despercebido. O epicentro da sua carreira está localizado justamente na relação com os Clientes.

Pense na sua carreira exatamente da mesma forma que pensa na empresa. Nesta, sabemos que o poder migrou das mãos dos fornecedores de bens e serviços para as mãos do Cliente. Saímos da época em que produto de qualidade ganhava o jogo. Qualidade virou obrigação. Hoje o que ganha o jogo é a capacidade de agregar valor aos clientes. Os vencedores precisam encantar clientes não só com produtos e serviços novos e diferenciados, mas também com uma postura de disponibilizar soluções integradas para suas necessidades, sonhos e aspirações. Não se trata de atender ou de simplesmente superar as expectativas deles. Trata-se de surpreendê-lo! Ir além daquilo que ele espera. Repito: exatamente igual com sua carreira.

Lembre-se que em quase todos os negócios, os clientes não compram mais apenas produtos. Desejam cada vez mais o "não-produto", o intangível, o simbólico que está atrelado ao produto. A agilidade é um dos intangíveis mais valorizados, dentre outros como transparência, credibilidade, exclusividade, pontualidade ...

Então formate o seu produto pensando no conteúdo que você vai oferecer, o tangível, mas também quais os intangíveis, aquilo que o cliente não toca, mas percebe. Aquelas atitudes que fazem toda a diferença.

Pergunte-se todos os dias: "De que eles precisam? O que posso oferecer para eles?". Se você é da área financeira e tem de produzir relatórios, por exemplo, transforme os documentos que prepara em fonte de informações essenciais para tomada de decisões. Pense que seu diretor não é mais seu chefe e sim seu cliente. Os bancos e as empresas de auditoria que lêem seus relatórios são também seus clientes. Percebeu a diferença de pensar assim? Começou então a pensar que você é o melhor produto.

 

Publicado em www.blogdolider.com.br

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